QUADRO A QUADRO

Uma das formas mais artesanais – e laboriosas – de produção da imagem em movimento, a animação quadro a quadro é aqui explorada por meio de diferentes técnicas, muitas delas desenvolvidas a partir de pesquisas e experiências específicas destes artistas.

 

QUADRO A QUADRO // duração: 60’40
24/07 // 15h-16h // SESC Pinheiros
21/07 // 9h-17h // SESC Interlagos (Container em looping)

PAIN SO LIGHT THAT APPEARS AS A TICKLE / Dalibor Barić / Croácia / 2010 / 4’
A dor é abrandada em câmera lenta até o limiar de sensibilidade e é vendida como um anestésico do cotidiano. Queremos deixar nossos corpos e se tornar a imagem para uma mudança.

VARIATIONS SUR MARILOU / Félix Dufour-Laperrière / Canadá / 2007 / 6′
Um curta animado experimental e repetitivo, livremente baseado em segmentos da música de Serge Gainsbourg.
Filmado em 35mm diretamente sob a câmera de animação, ‘Variations sur Marilou’ é um olhar meditativo; fraqueza, desejo e atração. O artista dá uma atenção especial aos movimentos dos corpos, à sua presença no espaço e aos traços que deixam seus movimentos no quadro.

TAPE GENERATION / Johan Rijpma / Holanda / 2011 / 2’39”
Rolos de fita adesiva passam por um longo processo de desenvolvimento e degeneração. A extrema lentidão no processo de vida desses objetos é revelada num espaço isolado onde tudo começa a partir de uma estrutura equilibrada simétrica.

FUTURE CREATURES / Eunjung Hwang / EUA/Coréia do Sul / 2009 / 7’49
Série de animações experimentais, que exploram a complexidade das enigmáticas imagens do mundo dos sonhos e do subconsciente. O principal aspecto do projeto é produzir visionárias narrativas inspiradas pela ilusão de fragmentos das realidades, e compila-las em um catálogo pictórico utilizável.

HANDSOAP / Kei Oyama / Japão / 2008 / 16′
Uma animação calma mas ardente, sobre uma família com um filho adolescente. Sua insegurança, sua obsessão com seu corpo e a família desajustada são refletidas em detalhes e objetos que, ocasionalmente, levam a uma vida própria.

NEW YEAR‘S EVE / Jochen Kuhn / Alemanha / 1992 / 14′
‘Silvester’ é uma animação, um retorno prudente do ano passado. E absolutamente atemporal…

RECENTLY 2 / Jochen Kuhn / Alemanha / 2000 / 8’30
Um homem lê sobre um novo procedimento médico e decide verificar as sensações irritantes que está enfrentando. Este é um olhar pensativo e muitas vezes irônico, um exame único do interior.

COVERSONG / Eric Dyer / EUA / 2012 / 1’46
Movimento escondido sob os pés: tampas de bueiro são transformadas em agitação de mandalas cinéticas.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: