EM CONSTRUÇÃO

O processo do artista ou do próprio fazer cinema é escancarado nas obras deste programa. As estruturas da obra, uma vez visíveis, expõem a imagem em movimento como uma construção.

 

EM CONSTRUÇÃO // duração: 64’15
28/07 // 15h-16h // SESC Belenzinho
24/07 // 10h-20h // SESC Carmo (Container em looping)

LINE / Johanna Reich / Alemanha / 2009 / 2’17
A câmera digital de alta resolução atinge seus limites: uma pessoa vestida de preto pinta uma linha preta em uma parede. Como resultado das condições de iluminação a câmera não pode diferenciar o preto da pessoa do preto do fundo. Artista e arte se fundem, a pessoa parece desaparecer na frente da câmera.

FALL IN FRAME / Sarah Pucill / Grã-Bretanha / 2009 / 18′
Em ‘Fall in Frame’ a materialidade do processo de filmagem é explorada dentro de um desempenho limitado que borra a separação entre o físico e a consciência. O filme termina onde começa, com uma folha em torno da câmera, fechando a imagem.

IMPRESCINDÍVEIS / Carlosmagno Rodrigues / Brasil / 2003 / 5′
Um pai tenta subverter seu filho, que reage e resiste. Feito a partir de imagens caseiras, o vídeo fala de manipulação.

RECONSTRUCTION / Julieta Maria / Canadá / 2009 / 7′
Uma reflexão sobre a violência e a qualidade sedutora de imagens, deslocando entre a materialidade e o visual.

ABBA MAO / Pascal Lievre / França / 2001 / 4′
Pascal Lievre entoa a canção de Abba Mao na frente de um fundo vermelho e esfrega no rosto maquiagem no mesmo tom de vermelho.

HOMAGE TO SOL LEWITT / Chee Wang Ng / EUA / 2010 / 2’42
Pegue uma bacia branca, coloque-a em uma estrutura rotatória, usando um marcador, desenhe a partir do fundo da tigela ao ligar a estrutura rotatória.

TO LET / Junebum Park / Coréia do Sul / 2011 / 8’20
Video em que o artista sul-coreano cria cenas extraordinárias em ambientes comuns.

THE TEN IMAGES OF BUTTER COW / Jun’ichiro Ishii / Taiwan / 2011 / 6’28
Existem etapas sequenciais durante a criação. Seguindo um poema tradicional Zen ‘Dez Touros’, este trabalho apresenta vídeo de 10 processos criativos / imagens de uma pequena escultura de manteiga.

RAWANE’S SONG / Mounira Al Solh / Holanda / 2006 / 7′
‘Rawane’s Song’ é um vídeo no qual a artista exprime sua recusa a falar sobre a guerra. É uma obra de ficção sobre fugir da realidade e encontrar-se. A trilha sonora discreta dá a abundante visualização de intervalos de silêncio. Sua arbitrariedade reflete o caráter aleatório de identidade que desafia suas raízes, como a música.

ON FIRE / Johanna Reich / Alemanha / 2012 / 3’28
Uma pessoa vestida de preto pinta uma parede branca. Em sua mão, o pincel parece se transformar em uma tocha. A protagonista continua a pintar até formar um padrão de linhas de fogo. Então, ela para por um instante e começa a despir-se. Sob suas roupas pretas seu corpo consiste em chamas: ela derrete com as chamas da parede e desaparece.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: