PAISAGENS ALTERADAS

Imagens inicialmente gravadas por uma câmera passam por manipulação digital que as distorcem, questionando a percepção do espectador e desafiando a noção de representação.

 

PAISAGENS ALTERADAS // duração: 55’43
24/07 // 16h-17h // SESC Pinheiros
25/07 // 10h-20h // SESC Carmo (Container em looping)
27/07 // 21h-22h // SESC Belenzinho

BURACO / Gisela Motta & Leandro Lima / Brasil / 2007 / 8’11
Imagens contrastantes de pequenas lojas foram capturadas em São Paulo e, em seguida, aplicada às fachadas de Helsínque, de modo a questionar a nossa percepção através dos diferentes ambientes urbanos produzidos por essas duas culturas.

HOME SWEET HOME / Phoebe Man / Hong Kong / 2012 / 2’39
“Home sweet home” trata dos problema habitacional de Hong Kong. Lá, a maior parte das imagens em comerciais de TV de empresas imobiliárias são falsas, não mostram os apartamentos reais. Lindas mulheres, palácios, cruzeiros e enormes jardins são as imagens mais comuns. Phoebe misturou alguns comerciais imobiliários, fotos refletindo o ambiente real da vida em Hong Kong, assim como o cintilante trabalho da grade para elevar a ilusão criada por esses comerciais de TV.

APRÈS LE FEU / Jacques Perconte / França / 2010 / 7′
A poucos quilômetros de Ajaccio, Córsega, terra queimada é deformada sob o peso de suas cores. O chão está caindo aos pedaços, liberando energias pictóricas que tomam o céu. Eu estou olhando para o horizonte de fuga. E o trem continua avançando…

PUZZLE / Sébastien Loghman / França / 2010 / 3’24
E se as memórias se tornassem realidade? O velho Romanesco percebe que algo está faltando em sua coleção. Ele viaja através dos mais profundos recantos da sua memória para encontrá-lo. O filme nos reúne com a figura melancólica do cantor Man Dust, filme anterior de Sebastien Loghman. Nos últimos anos Romanesco conseguiu controlar suas memórias?

ROGER / Federico Lamas / Argentina / 2004 / 6’17
Um travelling acompanha um casal que se separa fisicamente após uma briga. Ela está decidida a não voltar, e ele, arrependido.

WEEKEND / Federico Lamas / Argentina / 2007 / 6’09
Uma discussão para cada dia do fim de semana. Dois capítulos construídos com cenas que permanecem na tela, deixando a linearidade dos discursos evidente. Um ensaio sobre a estranheza intrínseca a relações muito próximas.

FAUX-PLAFOND / François Vogel / França / 1999 / 5’30
Durante a noite de lua cheia, um casal não consegue dormir. Uma série de incidentes domésticos irá impulsionar o homem e a mulher em uma viagem curiosa para a lua. Uma viagem real ou virtual… Apenas o espectador vai poder dizer.

TERRAINS GLISSANTS / François Vogel / França / 2010 / 10’12
Imagens distorcidas, tempo elástico: “terrenos escorregadios” nos oferece uma visão única e poética do homem em nosso planeta. Entre diário de viagem e desempenho, o filme traça as andanças de um indivíduo guiado por estranhas vozes interiores. De Nova York a São Paulo, ele desliza em um mundo pequeno, mas variado.

SHADOW LIFE / Cao Fei / China / 2011 / 10’
‘Shadow life’, evoca folclores e festivais comunistas. As vinhetas são realizadas por bonecos de sombra, a forma da mão é uma sinédoque para o trabalho manual dos operários e camponeses, enquanto o uso de silhueta permite rápidas metamorfoses de um arrogante ditador para um latido de cachorro, uma árvore balançando a um guindaste transformando a paisagem. Um remake de um hit pop russo serve de trilha sonora para a terceira parte.

LINESCAPES / Giselle Beiguelman / Brasil / 2009 / 2’38
Video da série “Geometrias Variáveis”.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: