COPIAR E COLAR

Uma das estratégias mais recorrentes na Arte Contemporânea, a apropriação ou colagem é aqui explorada de diversas formas e por meio de diferentes técnicas. Tirados de seu contexto original, imagem e vídeo se recombinam de acordo com a visão do artista.

 

COPIAR E COLAR // duração: 59’55
25/07 // 15h-16h // SESC Pinheiros
26/07 // 10h-20h // SESC Carmo (Container em looping)
28/07 // 16h-17h // SESC Belenzinho

MAGIC WAND / Jesse McLean / EUA / 2009 / 3′
Neste vídeo, uma variedade de imagens recentes do Iraque, todas recolhidas a partir de diferentes fontes da Internet, são separadas, borradas, apagadas, delineadas e remontadas em um esforço para resolver a complicada relação entre ser espectador e ser empático.

PIXEL MEMORIES / Martha Koumarianou / Grécia / 2009 / 2’44
‘Pixel Memories’ é parte da série de videoarte e instalações com base em pixel art, inspirada pela nostalgia por alguns dos primeiros personagens pixelizados que saltaram direto dos anos 80 (Jetpac, Mario, Manic Miner, etc), todos provenientes de várias máquinas de fliperama e consoles que governaram a era de vídeo e áudio 8 bits.

THE MIND FROM NOWHERE / Dalibor Baric / Croácia / 2010 / 9’23
O título vem depois de substituir uma letra do romance de J.G.Ballard, “wind from nowhere”. Aqui está uma mente (invisível) que se manifesta subjetivamente como um fluxo de consciência (ou como um filme). A narrativa leva a um beco sem saída. O filme é uma colagem, construída sobre clichês de diversos filmes; Um melodrama entrelaçado com imagens de violência, guerra e destruição em massa criando uma atmosfera surreal e absurda (embora pudesse estar acontecendo simultaneamente, mas em lugares diferentes).

MÃOS MORTAS / Arthur Tuoto / Brasil / 2012 / 5’42
Um diálogo do filme “J’entends plus la guitare”, de Philippe Garrel, é o ponto de partida para uma reflexão sobre a imaterialidade do cinema e sua dimensão mimética. Um espetáculo de luzes tenta animar fotografias, buscando estabelecer uma relação de encantamento entre espectador fascinado e imagem inalcançável.

MISS CANDACE HILLIGOSS’ FLICKERING HALO / Fabio Scacchioli / Itália / 2011 / 13’51
Aventuras metacinemáticas de uma menina perdida em um filme.

MEMORY / Pedro Maia / Portugal / 2007 / 6’49
Colaboração com o músico Noah Lennox (Panda Bear), explorando a relação entre um músico e um cineasta, é uma reflexão pessoal sobre as memórias. Filmado em super-8, filmes caseiros e inteiramente feitos a mão, este filme explora as memórias familiares, o momento presente combinado com experiências passadas e como tudo parece fugir da nossa memória atual.

SQUARE DANCE HYPNOTIST / Allan Brown / Canadá / 2012 / 17’10
Uma comunidade dança uma quadrilha num loop contínuo enquanto o áudio passa de anúncios feitos em uma estação de trem para uma trágica história de desespero e alienação, sobre uma fugitiva num carro de polícia roubado comunicando-se através do rádio com uma policial.

FLASHINGS IN THE MIRROR / Jasper Elings / Holanda / 2009 / 1’16
Vídeo composto por imagens compartilhadas encontradas no Google, de pessoas tirando fotos com flash no espelho.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: