ZBIGNIEW RYBCZYŃSKI

Nascido em 1949 em Lodz, na Polônia, Zbigniew Rybczynski é mundialmente conhecido por suas obras de animação e por ser um pioneiro na MTV e na TV de alta-resolução. Rybczynski realizou trabalhos que combinam uma experimentação espetacular e invenção formal com um extraordinário senso de humor e lirismo. Sua arte explora o espaço comum entre cinema, televisão e arte. Neste programa, são apresentadas algumas de suas primeiras obras, pioneiras no uso ousado da técnica de “pixelation”, impressão ótica, animação e outras ferramentas de composição; além de ‘Tango’, vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem, e ‘Imagine’, videoclipe para a música de John Lennon que foi indicado à Palma de Ouro em Cannes. ‘The Forth Dimension’ é um exemplo da criatividade visual do artista aliada ao seu engenhoso uso da tecnologia. “Na fase de finalização eu visualizei a imagem em 480 linhas e reproduzi as imagens atrasando, por exemplo, cada quadro por uma linha. Assim, a última linha acabou sendo 480 imagens atrasada em relação à primeira no alto, de forma que quando a cabeça de um personagem gira, seus pés ainda estão em sua posição original”.

 

ZBIGNIEW RYBCZYŃSKI: OBRAS SELECIONADAS // duração: 86’03
25/07 // 20h-21h // SESC Pinheiros
29/07 // 16h-17h30 // SESC Belenzinho

TAKE FIVE / Zbigniew Rybczynski / Polônia / 1972 / 3’36
Em ‘Take Five’ você pode ver o incansável experimentalismo no trabalho de Rybczyński. O filme é sobre uma peça de jazz de Paul Desmond, composta em 1959.

KWADRAT / Zbigniew Rybczynski / Polônia / 1972 / 4’40
Um brilhante e breve ensaio sobre a manipulação da forma. O vídeo começa com uma silhueta de pixel preto e branco que se desenvolve para a representação de pessoas presas em uma tela quadrada.

SOUP / Zbigniew Rybczynski / Polônia / 1974 / 8’22
Contraste de cores foram sobrepostas em fotos preto e branco e postas em movimento para criar a impressão de uma colagem. O filme é visualmente deslumbrante e tem o acompanhamento acústico elétrico do lendário artista sonoro polonês Eugeniusz Rudnik.

HOLIDAY / Zbigniew Rybczynski / Polônia / 1975 / 9’38
Todas rotinas diárias e atividades sem sentido são reduzidas a gestos vazios, sem qualquer beleza. Através do processamento e repetição, este filme é sobre uma cerimônia normal de Natal em uma pequena cidade provinciana, uma farsa.

NEW BOOK / Zbigniew Rybczynski / Polônia / 1975 / 10’26
Uma das primeiras obras de Rybczynski com a sofisticada técnica de split-screen. Aqui, ele usa nove telas para representar o tempo e o espaço de um evento cotidiano a partir de diferentes perspectivas.

OH, I CAN’T STOP! / Zbigniew Rybczynski / Polônia / 1976 / 10’07
A história de um monstro que se move a uma velocidade enorme e devora o que vem através de seu caminho: pessoas, animais, automóveis, edifícios. O massacre foi filmado usando uma câmera subjetiva, e os espectadores assistem a partir do ponto de vista do monstro.

TANGO / Zbigniew Rybczynski / Polônia / 1980 / 8’14
Em 1983, ‘Tango’ ganhou o Oscar de melhor curta-metragem animado. Este filme hipnoticamente complexo é composto na uma configuração de um único espaço onde, gradualmente, as órbitas de pelo menos 30 pessoas nunca se encontram.

THE FOURTH DIMENSION / Zbigniew Rybczynski / EUA / 1988 / 27’
Como o título indica, este vídeo é uma exploração que pretende captar manifestações alternativas de tempo no cinema. A ação original foi filmada em alta velocidade para dar um movimento de ‘slow motion’, como se fosse um sonho. A música é de Michael Urbaniak.

IMAGINE / Zbigniew Rybczynski / EUA / 1987 / 4’
Usando a canção “Imagine”, de John Lennon, Zbigniew Rybczyński criou um vídeo mágico e poético sobre a vida humana. Os personagens mudam de sala em sala, e vão amadurecendo à medida que passam através das portas. O vídeo foi filmado e editado ao vivo. A sala foi multiplicada várias vezes, pois não havia pós-produção.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: