JAN SVANKMAJER

“O mundo é dividido em dois campos desiguais: aqueles que nunca ouviram falar de Jan Svankmajer… e aqueles que se depararam com sua obra e sabem que estão face a face com um gênio”. Anthony Lane, The New Yorker.

Um dos maiores cineastas tchecos, Jan Svankmajer nasceu em 1934 em Praga onde ainda vive. Realizou seu primeiro filme em 1964 e durante mais de 30 anos realizou alguns dos mais memoráveis filmes de animação de todos os tempos, ganhando reputação como um dos animadores mais importantes do mundo, e influenciando cineastas de Tim Burton aos irmãos Quay. Seu brilhante uso de animação quadro a quadro com massa de modelar chegou ao ápice com seu filme ‘Dimensions of Dialogue’, de 1982, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim e apresentado no primeiro programa. Já o seguinte apresenta duas das obras mais recentes de Jan Svankmajer.

 

JAN SVANKMAJER: CURTAS-METRAGENS 1 // duração: 28ʼ44
20/07 // 18h-18h30 // CINESESC // projeção em 35mm

JS BACH – FANTASY IN G MENOR / Jan Svankmajer / Tchecoslováquia / 1965 / 9ʼ27
Um homem toca a peça de Bach do título no orgão, acompanhado de imagens de paredes de pedra com rachaduras e buracos que crescem e diminuem, entrecortados com imagens de portas e janelas.

DIMENSIONS OF DIALOGUE / Jan Svankmajer / Tchecoslováquia / 1982 / 11ʼ17
Peça repartida em três atos, em que cada um se expõe em situações alegóricas da impossibilidade de consenso e acordo na comunicação entre os seres humanos.

DARKNESS, LIGHT, DARKNESS / Jan Svankmajer / Tchecoslováquia / 1989 / 8ʼ
Um corpo humano se reconstrói gradualmente com seus diferentes elementos, reunindo-se em uma pequena sala e, eventualmente, depois de muita experimentação, decidir que parte vai para onde. 

JAN SVANKMAJER: CURTAS-METRAGENS 2 // duração: 30ʼ15
27/07 // 18h-18h30 // CINESESC // projeção em 35mm

VIRILE GAMES / Jan Svankmajer / Tchecoslováquia / 1988 / 14ʼ01
Um homem senta para assistir um jogo de futebol, que parece consistir de jogadores sendo violentamente violados de vários modos inventivos. Os jogadores então deixam o jogo e invadem o apartamento do espectador…

FOOD / Jan Svankmajer / Tchecoslováquia/UK / 1992 / 16ʼ14
Tendo a comida como tema principal, o filme se desenvolve em três níveis, do mais pobre ao mais rico, fazendo uma alegoria surrealista.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: