26 / 07  QUI

UNIDADES SESC

COPIAR E COLAR // duração: 59’55
26/07 // 10h-20h // SESC Carmo (Container em looping)

 

SESCTV

PIXEL MEMORIES / Martha Koumarianou / Grécia / 2009 / 2’44
‘Pixel Memories’ é parte da série de vídeo arte e instalações com base em pixel art, inspirada pela nostalgia por alguns dos primeiros personagens pixelizados que saltaram direto dos anos 80 (Jetpac, Mario, Manic Miner, etc) todos provenientes de várias máquinas de fliperama e consoles que governaram a era de vídeo e áudio 8 bits.

FATE (KNOCKING ON THE DOOR) / Eunjung Hwang / Coréia do Sul / 2002 / 5’32
Seguindo a ambígua lógica do mundo dos sonhos, a animação se desenrola em uma série de narrativas da infância até a morte usando um estilo misto de personagens desenhos e ações ao vivo.

PLUTÃO / Sávio Leite / Brasil / 2004 / 3’05
Plutão, um pouco receoso, sai do reino de Tártaro e vê a luz do sol. Mas em voltar a atmosfera inferior está a dificuldade.

ROBOT CONTROL UNIT / Gloria Dostal Machnowski / Argentina / 2002 / 5′
Dados coletados por uma unidade de controle de robô enviadas por carga de Amsterdã a Berlim. Seu eletro-scanner mantém o processamento de imagens. Máquinas que percebem o nosso próprio mundo maquinário… Filmado na Holanda e na Alemanha.

INCUBATE / Eva Wijers / Holanda / 2011 / 1’17
‘Incubate’ é feito de imagens que foram rodadas no festival Incube-(arte). Quatro artistas foram convidados pelo festival para re-editar este filme em algo novo. Eva Wijers escolheu por combinar os rostos de todas as pessoas que ela encontrou na filmagem. Ao criar uma colagem em movimento, ela fez uma nova pessoa feita de muitas.

THAW / Shana McDonald / Canadá / 2006 / 8’27
‘Thaw’ expressa a frustração pessoal da diretora com imagens da feminilidade dentro da cultura visual. Partindo de imagens dos cânones da arte ocidental o filme explora os sentimentos de pânico e imobilidade que acompanham a exploração do próprio sentido de self face a uma explosão diária de imagens. Constam também do filme os sentimentos de dor experimentados pela diretora devido a morte da avó durante a filmagem.

MAPPING VAPOR / Jamsen Law / China / 2002 / 10′
Pixel como vapor, a cor como a névoa. O que acontece se começamos a localizar o não localizável? Pessoas como o vapor, desejo como a névoa. O que acontece se começarmos a multiplicar o estável e o original?

1-FV / Chris Unit / França / 2007 / 3’02
Chris Unit, 46, não é de nossa galáxia. O mundo de Chris é cru e cativante, nascido do som primordial, afirmado por imagens correspondentes. As imagens do som alertam nossas freqüências internas e externas para reconstruir uma unidade dentro da banda global da humanidade. Este novo universo é intensamente hipnótico.

WE, SELF-PORTRAIT / Fernando Velazquez / Brasil / 2003 / 3’41
Ensaio experimental sobre a condição do ser na era da informação: o eterno conflito entre o uno e o múltiplo potencializado pela fusão dos universos on e offline.

A KNIFE ALL BLADE / Gabriel Menotti / Brasil / 2007 / 1’44
Vídeo produzido sem outro objeto senão a própria câmera, com as lentes tapadas. O que se vê é a tentativa dos algoritmos de criar imagens a partir do nada.

NO CONTENT / Jorge Lozano / Canadá / 2012 / 2’27
Uma conversa normal numa loja de eletrônicos em Nova York pode se tornar uma experiência estroboscópica. Sendo executado em um modo “contínuo”, e produzindo iluminação extremamente intensa o vídeo pode ser um canal alternativo funcional em caso de falha na conversa.

THE CITY OF MEMORY / Liu Wei / China / 2000 / 1’52
Há um limite de tempo entre a nossa memória dos acontecimentos e da realidade da nossa experiência. Às vezes o limite é claro, tal como a transição entre as cenas de um filme. Às vezes, é turva, como se os nossos olhos estivessem cheios de lágrimas.

GIUSEPPE, ETC. / Marcus Bastos / Brasil / 2011 / 14’49
Ensaio sobre Giuseppe, filho bastardo de mãe desconhecida, que veio com a família adotiva para o Brasil viver no interior de São Paulo. Memórias de experiências em fornteiras, um ator lendo trechos de Exílios (peça de teatro escrita pelo jovem James Joyce), fragmentos de histórias de imigrantes, e imagens que evocam a tensão entre fluxo e impedimento, compõe um mosaico sobre o sentimento de não pertencer.

PUZZLE / Sébastien Loghman / França / 2010 / 3’24
E se as memórias se tornassem realidade? O velho Romanesco percebe que algo está faltando em sua coleção. Ele viaja através dos mais profundos recantos da sua memória para encontrá-lo. Nos últimos anos Romanesco conseguiu controlar suas memórias?

APRÈS LE FEU / Jacques Perconte / França / 2010 / 7′
A poucos quilômetros de Ajaccio, Córsega, terra queimada é deformada sob o peso de suas cores. O chão está caindo aos pedaços, liberando energias pictóricas que assumem o céu. Eu estou olhando para o horizonte de fuga. E o trem continua avançando…

Anúncios